Extracampo
Rival direto do Pelotas, Inter-SM corre risco de perda de três pontos
Time do Centro do Estado teria escalado de forma irregular o atacante Wilson Júnior na derrota para o Santa Cruz. Direção nega existência de falha
Foto: Renata Medina - Inter-SM - Jogador tomou um dos amarelos na partida contra o Bagé
Matéria atualizada às 19h21min desta segunda-feira.
Adversário direto do Pelotas por um lugar na zona de classificação do grupo B às quartas de final da Divisão de Acesso, o Inter-SM pode perder pontos pela escalação supostamente irregular do atacante Wilson Júnior. A informação veio à tona nesta segunda-feira (19), dia seguinte à derrota da equipe do Centro do Estado por 2 a 1 para o Santa Cruz.
As súmulas disponíveis no site da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) indicam que o registro de cartões do atleta começa em 14 de maio, no empate por 2 a 2 com o mesmo Santa Cruz. Nesta partida, Wilson Júnior recebe dois cartões amarelos e é expulso. O regulamento da Série A-2 indica: o vermelho oriundo de duas advertências gera suspensão automática, mas os dois amarelos são anulados para a sequência do campeonato.
O atleta não participou da vitória do Inter-SM sobre o Lajeadense, cumprindo a sanção pela expulsão. Depois, toma amarelo nos empates contra Bagé e São Gabriel. Em seguida, não atua no 1 a 0 diante do São Gabriel enquanto estava pendurado com dois amarelos. Wilson retorna no revés por 3 a 1 para o Bagé e recebe outro cartão. Assim, chegaria a três e não poderia entrar em campo no último domingo.
Dirigente nega falha
Em entrevista concedida na tarde desta segunda-feira à Rádio CDN 93.5, de Santa Maria, o diretor de futebol do Inter-SM, Miguel Uhr, afirmou não existir preocupação quanto ao assunto. Segundo ele, a comissão técnica comandada por Ben-Hur Pereira, que foi demitido no domingo, controlava os cartões dos jogadores.
“Até tomei por surpresa esse assunto, e a gente foi verificar as súmulas ali, viu que estava tudo ok. Pra nós é apenas um boato, assunto já encerrado. Nossa grande preocupação nesse momento é o professor pra casamata”, disse, com respeito da procura da direção do clube por um novo substituto.
“A gente analisou todos os fatos, está tranquilo quanto a isso”, complementou Uhr, em outra resposta, garantindo que o próprio Wilson Júnior também assegurou legalidade. A assessoria de imprensa do Inter-SM foi procurada, mas não retornou até a publicação desta matéria.
CBJD indica três pontos de pena
O artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) aponta que “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente” resulta na seguinte pena: “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100,00 a R$ 100.000,00”.
Portanto, caso o processo avance e a irregularidade seja reconhecida pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RS) – leia mais ao fim da matéria, o Inter-SM perderia três pontos, caindo dos atuais 13 para dez.
Lobo e demais clubes interessados avaliam
A reportagem entrou em contato com as direções dos times mais interessados na situação de Wilson Júnior. Por meio da assessoria de imprensa, o Pelotas se manifestou. “O caso está sob análise do departamento jurídico do clube e, se confirmada qualquer irregularidade, que seja devidamente punida pelo Tribunal de Justiça Desportiva”, diz a nota.
O São Gabriel, por meio do presidente Max Lara, disse estar investigando as documentações. Se fossem identificados “fundamentos”, o clube ingressaria no TJD. O mandatário do Bagé, Pedro Sabella, adota cautela e afirma que o jurídico verificará os detalhes da súmula, mesma situação do Guarany de Bagé. O Lajeadense foi procurado, mas não retornou até a última atualização desta matéria. A FGF também não respondeu.
TJD: “O quanto antes”
O Procurador-Geral do TJD, Alberto Franco, afirma à reportagem que o possível ingresso de um ou mais clubes sobre o caso precisa acontecer rapidamente. Entretanto, ele não estabelece uma data específica. “O quanto antes. Para dar tempo de julgar e não atrapalhar o andamento da competição”, explica.
Uma vez protocolada, a possível ação precisa ser estudada pela Procuradoria do TJD para, posteriormente, definir-se uma data de julgamento.
Cenário parecido na outra chave
No grupo B da Divisão de Acesso, acontece nesta terça-feira no TJD o julgamento do Tupi. Em conjunto, Veranópolis, Passo Fundo e Gaúcho moveram ação sustentando que o time de Crissiumal escalou irregularmente o jogador Matheus Velasque diante do Brasil-FAR, na quinta rodada. O clube de Farroupilha diz não ter se sentido prejudicado e não participa do caso.
Velasque tomou cartão vermelho na estreia do Tupi, contra o Veranópolis. Julgado em 10 de maio, ele acabou suspenso por duas partidas, e o clube recorreu. Esse recurso foi negado pelo TJD e, conforme o Guia Crissiumal, a direção do Rubro-Negro confia na absolvição.
Divisão de Acesso
11ª rodada
Grupo A
Sábado
15h | Veranópolis x Gaúcho
Domingo
15h30min | Tupi x Monsoon
Passo Fundo x União-FW
Glória x Brasil-FAR
Grupo B
Sábado
15h | Santa Cruz x Guarani-VA
15h30min | Bagé x São Gabriel
Lajeadense x Inter-SM
Domingo
* 15h | Pelotas x Guarany de Bagé
* Partida deve mudar para as 11h.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário